Desafios de um Social Media em constante atualização
Trabalhar com Social Media, ou Redes Sociais como comumente ouvimos falar, é uma tarefa muito prazerosa para quem gosta do ser social, se sente tranquilo em se comunicar e está com a cabeça aberta para se adaptar constantemente. Tomo por experiência própria, compartilhar minhas alegrias, frustrações, medos e sucessos, nesta jornada.
Durante muito tempo, tratei as redes sociais como um meio de se comunicar com pessoas. Isso não está errado, porém, é uma análise bastante rasa do quão profunda pode ser trabalhar em diferentes plataformas, cada uma desenvolvida para determinados nichos e públicos, dos quais possuem gostos, comportamentos e formas de receber informações completamente diferentes entre si.
Logo que comecei a estudar mais a fundo, sobre métodos e formatos de abordagem de público nas redes sociais, confesso que me assustei com a quantidade de informação que deixei de agregar ao meu conhecimento durante meses. Hoje, mais do que qualquer outra época, a informação corre em uma velocidade tremenda e se não souber filtrar tudo que chega até você, pode acabar enlouquecendo que nem eu. Por um tempo.
São tantas métricas, tantas análises de conteúdos, comportamentos e formatos de design para conseguir algo persuasivo o suficiente para as pessoas serem impactadas pelo seu trabalho, ao invés de outro que não teve os mesmos cuidados. Comecei então a pensar diversas formas e opções antes mesmo de começar a desenhar no programa do computador. Isso tornou meu trabalho um tanto burocrático, mas garante que sairá algo estudado e planejado para impactar determinado público.
Hoje não há muito material didático impresso, livros publicados e até cursos com professores capacitados para ofertar esse tipo de conhecimento em universidades. Creio que, por ser algo que está em constante mudança, um livro ou curso lançados hoje, estarão defasados até o final deste ano.
Se ontem estávamos na era da informação, hoje estamos na era dos dados. Que é a mesma coisa que informação, só que segmentada para análise. Podemos contar com inúmeras ferramentas ótimas de mensuração de dados que recebemos através de cliques e comportamentos em nossas redes sociais e assim escolher o melhor canal a ser utilizado para divulgar sua marca, produto ou serviço. Este artigo que estás lendo, por exemplo, é fruto de uma mudança de comportamento pessoal, para compartilhar um pouco de minha vivência digital e aprendizado, já que remei muito pra chegar ao nível que estou hoje, sem muito amparo de mestres. Agradeço a universidade pela formação profissional e diversas técnicas de persuasão e estímulo de criatividade que aprendi durante os anos como estudante, mas foi a internet, com seus webinar, vídeo blogs, cursos e principalmente as centrais de ajuda das plataformas, que me fizeram questionar, estudar e continuar me atualizando constantemente.
Você que quer se tornar um profissional da área de Social Media esteja preparado para mudanças. Não somente no mercado e comportamento do consumidor, mas também, nas suas mudanças que lhe farão uma pessoa bastante questionadora, adaptável em qualquer nicho, humana e social.
Valerá a pena. Boa sorte!
Tags: RedesSociais, SocialMedia.